Está preparado financeiramente para o dia de amanhã pode nos livrar de surpresas que muitas vezes não são nada agradáveis ou muito agradáveis, o futuro nunca se sabe não é.
Planejar se financeiramente (poupando) com antecipação para aquela viagem de férias, dívida do cartão de crédito, festas de aniversário e casamento, pagamento de imposto IPVA e IPTU entre outras, pode evitar o pagamento empréstimos e parcelamentos e com eles os juros, a minha carteira agradece.
Sinceramente eu não tenho nada contra juros, eu gosto de rebelo-los só não gosto de pagá-los.
Quero compartilhar com o amigo (a) leitor (a) este meu planejamento que chamo de conta pessoal, conta doméstica, reserva de emergência e cartão crédito.
A CONTA PESSOAL
Essa conta é do banco que que recebo meu salário não pago nada de tarifa ainda rende juros de poupança.
Transfiro boa parte do salário para conta doméstica a qual e falarei mas adiante, o dinheiro que fica é para minha diversão e gasto pessoal, eu o uso sem culpa porém sem abuso por que se acabar o dinheiro acabou a diversão, tem que haver limites.
A CONTA DOMÉSTICA
E conta é de outro banco eu também não pago tarifas e recebo juros de poupança.
Ela paga o cartão crédito, IPVA, energia elétrica e outras despesas de casa, ela cuida da minha família, fica um salario e pouco mais parado de mês para outro, assim pago todas as contas à vista e com folga.
RESERVA DE EMERGÊNCIA
O dinheiro está investido no Tesouro Selic e só será usado caso de perda do emprego, doença ou algo muito grave até momento eu não precisei dele.
CARTÃO DE CRÉDITO
Não é mais do que uma conveniência, as suas despesas já estão provisionado na conta doméstica e não pago anuidade ou tarifa.
CONCLUSÃO
O cartão de crédito e contas bancárias não me gera despesas e rendem juros (pouco, mais são juros).
Essa organização pode ser desnecessária, porém me facilita deixar várias despesas no pagamento automático e as que não tem essa opção, pago pelo aplicativo do banco pelo celular ou cartão de crédito no conforto do meu lar.
As transferências entre contas bancárias e corretora são realizada por DOC ou TED sem custo, os dois bancos que tenho conta e o cartão crédito me serve como coringa entre eles se algo falhar ….
No final antes de começar qualquer mês do ano minhas despesas já estão pagas, só tenho o trabalho de consultar os extratos bancário pelo celular, não perco tempo, não me preocupo e aproveito mais os meu dias.
Até próxima.
É isso aí Sócrates, organização é essencial. Também faço isso, pago logo tudo no começo do mês, pra ficar livre e só ir administrando os gastos corriqueiros.
ResponderExcluirAté
Faço a mesma coisa de você.
ExcluirQual banco de vc utiliza pra fazer DOC e TED sem taxas?
ResponderExcluirBradesco para DOC e Santander para TED.
ExcluirBradesco sempre fiz 3 ou mais transferência DOC e não tive cobrança de tarifa.
Santander só da direito de fazer TED sem tarifa eu uso para enviar dinheiro para corretora.
Isso ai Socrates, organização é a palavra-chave! Uma boa noite!
ResponderExcluirConcordo.
ExcluirÓtimo Socrates, sou amante da organização financeira também. Não me escapa um centavo rss
ResponderExcluirEstamos nessa hehehe.
ExcluirAntes de Construir ou Reformar, acesse: www.construirnolitoral.com.br
ResponderExcluir